terça-feira, 17 de novembro de 2009

A solução esta nas elites ?

A violência na sociedade brasileira : Como mudar as regras desse jogo ?

Analisando todo contexto histórico da luta de classes, principalmente depois da revolução industrial na frança, iremos perceber que tal acontecimento gerou toda violência que presenciamos até hoje.
A divisão da sociedade entre elite "endinheirada" e proletarios " endividados", fez com que quem estava em baixo luta-se para ter os mesmos formatos dos burgos capitalistas, ou que eles tivessem uma distribuição de rendas menos arbitrarias e mais justas, essa luta só poderia ser efetuada por uma revolução feita pelos proletáriados, tendo revolução como uma tentativa de mudar algo através da violência.
Claro que se desde aqueles dias as camadas inferiores tivessem sido melhor consideradas e cuidadas. hoje não continuariam utilizando violência para conseguir mudar sua situação.
A elite tem nas mãos uma grande porcentagem das chances de diminuir a violência, dando mais oportunidades, abrindo mais portas, criando projetos sociais entre outras atitudes humanitárias!
Claro que uma boa parte da violência também vem da colonização, pois com a libertação dos escravos, os que não ficaram nas fazendas foram embora, mas, para onde?, fazer o que?, surge então os primórdios na nossa violência: periferia brasileira.
Cabe na verdade a toda a sociedade tirar o povo da inferioridade, principalmente aos responsáveis pelo capitalismo aniquilista e pela globalização, que proporcionou muitas inovações tecnológicas, avanços medicinais, mas, terminou por isolar, alienar pessoas menos favorecidas em outro mundo chamado violência, longe de tais conquistas.

Por: Shakur

2 comentários:

  1. Interessante seu posicionamento Camarada! Em partes a solução para a violência esta nas mãos da buguesia, afinal, o Estado é o unico detentor legitimo da violência organizada, e ja que este esta nas mãos daquela, podemos concluir isso. Em partes a violência é um condição humana, considerando os aspectos do homem como ser puramente natural, posto e imposto por critérios civilizador. É uma questão de reflexão sobre a própria sociedade e o direito dela decorrente, afinal, se o Estado legitimo não consegue garantir direitos, e é pra isso que ele foi criado, o homem se vê jogado a espólio, segregado ele procura na violência a garantia (mais ou menos) certa da efetivação dele como individuo.

    ResponderExcluir
  2. O mesmo vale para o sistema de cotas em universidades publicas, que é amplamente disutido, onde por "engano?" acabaram criando ao meu ver um segregação racial separando e classificando negros e brancos.

    ResponderExcluir